Histórico

História Grupo PET Geografia

Em 1988, foi implantado o grupo PET de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Câmpus de Três Lagoas, sob a tutoria da Professora Maria Bernadeth Cattanio, iniciando com 5 (cinco) bolsistas e desenvolvendo importantes trabalhos.

A partir de 1994, assumiu a tutoria a Professora Mestre Conceição Aparecida Queiroz Gomes, que permaneceu em atividade até o ano de 2002, mantendo-se otimista com a importância do grupo, mesmo quando cogitou-se a possível extinção do programa. Buscou apoio com outros professores do Câmpus e colaboradores; enquanto em alguns grupos isto resultou numa desestruturação do programa.

No ano de 2003, a Professora Doutora Edima Aranha Silva assumiu a tutoria do PET/Geografia, que deu continuidade às atividades anteriormente planejadas e propôs novas ações nos trabalhos do grupo.

O atual grupo PET/Geografia conta com doze bolsistas de diferentes níveis de graduação. O grupo desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, divulgando informações e estudos locais/regionais. Há ainda uma grande diversificação de atividades revelando-se como importante recurso para a formação acadêmica na graduação e como preparo em direção a uma pós-graduação.

Não há dúvidas que o trabalho desenvolvido no PET/Geografia contribui para despertar, no aluno, o entusiasmo pelo trabalho acadêmico intensivo permitindo a formação de um profissional habilitado e competente.